quarta-feira, 7 de abril de 2010

TCU mostra desequilíbrio na distribuição de verba de prevenção a desastre

Auditoria na Secretaria Nacional de Defesa Civil foi pedida pelo Congresso.
Análise foi feita após enchente em SC. Rio teve 0,65% de verba em 6 anos.
Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na Secretaria Nacional de Defesa Civil mostra desequilíbrio na distribuição de recursos destinados para ações de prevenção a catástrofes entre 2004 e 2009. O Rio de Janeiro e seus municípios receberam apenas 0,65% da verba. O estado enfrenta sua pior temporada de chuvas em 44 anos, com pelo menos 133 mortes registradas até o final da tarde desta quarta-feira (7). 

De acordo com o relatório, “a distribuição de valores não seguiria nenhuma tendência razoável, baseada em critérios de risco, histórico dos eventos, etc”. As determinações do relatório para aprimorar as ações de defesa civil foram aprovadas nesta quarta por unanimidade pelos conselheiros do TCU.

Foto: André Teixeira / Agência O Globo

Resgate de vítima de deslizamento dem morro do Rio de Janeiro 

A auditoria foi feita por solicitação do Congresso Nacional no ano passado, após as enchentes que atingiram Santa Catarina, para avaliar a eficiência, eficácia e efetividade das ações da defesa civil brasileira, devido à demora no atendimento às vítimas das enchentes no estado. Na catástrofe de Santa Catarina, no final de 2008, cerca de 130 pessoas morreram e milhares ficaram desabrigadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário