quarta-feira, 7 de abril de 2010

Os 6 Maiores estádios de futebol do mundo



Uma pequena lista de 6 dos maiores estádios onde se recebe futebol no mundo.

É muito controverso e dinâmico quando o assunto é estádio de FUTEBOL. Sempre há dúvidas quanto a capacidade real de seu espaço, vira e mexe encontramos listas diferentes, além de se alterarem com a construção de novos templos do futebol para maior quantidade de espectadores ou redução como medida de segurança e adequação as regras da FIFA. Estádios que figuravam no topo dessas listas como o Azadi Stadium, no Irã, tiveram sua capacidade reduzida de 100 mil para 90 mil, Gelora Bung Karno Stadium, na Indonésia, foi reduzido de 100.800 para 88 mil. E também o Maracanã, que apesar da diminuição do número de lugares, ainda ostenta uma boa colocação no ranking. Quero deixar bem claro que essa ordem foi fruto de uma pesquisa, mas sempre há controvérsias e quem a critique.

VEJAMOS OS ESTÁDIOS

Rungnado May Day Stadium - Pyöngyang - Coréia do Norte
O estádio de futebol com a maior capacidade de público, com lugares para 150.000 pessoas sentadas. Usado também e de maneira mais comum em cerimônias de abertura de eventos, como também para exibições do Partido Comunista Norte Coreano. Maior do mundo, mas sem nenhuma tradição no futebol. Construído em uma ilha do Rio Taedong. Terminado em 1º de maio de 1989.

Salt Lake Stadium – Calcutá – Índia
Esse estádio é o segundo em capacidade no mundo, usado principalmente para o futebol e atletismo. Foi construído em 1984 e tem capacidade oficial de 120.000 espectadores. Sedia jogos dos três maiores times da Índia, o East Bengal, Mohun Bagan and Mohammedan Sporting Clubs, além de alguns jogos da própria seleção.

Estádio Azteca - Cidade do México – México
O Azteca é o terceiro maior estádio de futebol do mundo, com capacidade para 105.000 pessoas sentadas. Foi inaugurado em 29 de maio de 1966 e se orgulha da grande tradição no futebol mundial. É o único estádio do mundo a sediar duas finais de Copa do Mundo (1970 e 1986) e o estádio que mais recebeu jogos em Copas também, 19 partidas. É nele que a seleção mexicana manda seus jogos, assim como o Club América e o Club de Fútbol Atlante. O grupo Televisa é proprietário e administra o estádio.

Estádio Mário Filho (Maracanã) – Rio de Janeiro – Brasil
O tradicional estádio de futebol, conhecido como Maracanã, palco de incontáveis partidas importantes e emocionantes de futebol. Sua inauguração data de 16 de junho de 1950, quando a partir dessa data foi considerado o maior estádio do mundo. Até pouco tempo ainda detinha o título, mas por medidas de segurança e para atender as exigências da FIFA para modernização passou por algumas mudanças. Na final da Copa de 50 recebeu um público de maior de 170 mil pessoas. Atualmente sua capacidade oficial comporta 103.022 lugares.

Nacional Stadium Bukit Jalil - Kuala Lumpur - Malásia
Construído para ser uma arena multi-uso e ser o centro dos esportes, principalmente do futebol. É de propriedade da Federação de Futebol da Malásia e foi inaugurado em 1998. Sua capacidade de acordo com o Ministério de Turismo da Malásia é de confortavelmente 100.000 pessoas. Foi usado recentemente na Copa da Ásia, onde pela primeira vez quatro países foram sede do evento: Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Melbourne Cricket Ground – Melbourne – Austrália
Pode ser considerado um dos 5 maiores do mundo e ser tratado apenas como MCG. Também não é um estádio de muita tradição no futebol, assim como o da Coréia do Norte, recebe mais as partidas de Futebol Australiano. Eventualmente manda as partidas da Selecão Australiana de Futebol e manda partidas amistosas e jogos pelas eliminatórias de Copa do Mundo. Sua história é dada a partir de 1853, mas o estádio passou por várias reformas, a última delas entre 2005 e 2006. Atualmente sua capacidade oficial é de 100.000 pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário