domingo, 28 de março de 2010

Com pancada de chuva e emoção de volta, Button vence o GP da Austrália

Após a monótona corrida no Bahrein, com uma procissão que irritou pilotos e torcedores, a Fórmula 1 precisava de uma chacoalhada na Austrália. E foi uma pancada de chuva dez minutos antes da largada que desencadeou uma das provas mais animadas dos últimos tempos na categoria. Quando o pole Sebastian Vettel passou reto na curva e abandonou na 25ª volta, o atual campeão tomou as rédeas em Melbourne. Primeiro a apostar nos pneus para pista seca, Jenson Button assumiu a ponta e conduziu sua McLaren até a bandeirada do ator John Travolta, vencendo pela primeira vez desde o GP da Turquia no ano passado, há nove meses.

Atrás de Button veio um heroico Robert Kubica. O polonês da Renault segurou a pressão do inglês Lewis Hamilton durante a maior parte da prova e terminou em segundo. O brasileiro Felipe Massa completou o pódio e assegurou o melhor início de temporada da carreira, com o segundo lugar no Bahrein e o terceiro na Austrália. Para chegar lá, ele resistiu ao fogo amigo do companheiro de Ferrari, Fernando Alonso, que rodou na largada e caiu para último, mas fez uma excelente corrida de recuperação para terminar em quarto.


 O bicampeão mundial foi pressionado no fim por Hamilton, que acabou tocando Mark Webber da RBR, e caiu para o sexto lugar. O quinto foi Nico Rosberg, que mais uma vez deixou para trás Michael Schumacher no duelo interno da Mercedes – o veterano de 41 anos chegou em décimo após trocar a asa de seu carro logo na primeira volta e sofrer para superar rivais mais lentos à sua frente. Rubens Barrichello, da Williams, cruzou a linha de chegada em oitavo, logo atrás do italiano Vitantonio Liuzzi, da Force India. Atrás de Rubinho vieram Webber e Schumi, fechando a zona de pontuação.

Os brasileiros estreantes abandonaram mais uma vez. Com um problema hidráulico em seu Hispania, Bruno Senna parou na quarta volta. Lucas di Grassi, da VRT, resistiu até a 30ª, mas foi obrigado a recolher o carro aos boxes. 



Chuva e confusão

Dez minutos antes da largada, uma chuva leve deixou toda a pista montada nas ruas do Albert Park molhada. As equipes foram forçadas a mudar para os pneus intermediários às pressas, no grid de largada. No momento da volta de apresentação, o asfalto estava muito escorregadio, o que dificultou muito a vida dos pilotos em Melbourne.

Na largada, Sebastian Vettel, pole position, manteve a ponta com muita facilidade, seguido por Felipe Massa, que saiu muito bem e ganhou três posições. Mark Webber caiu para terceiro, mais o maior prejudicado foi Fernando Alonso, que não tracionou bem e perdeu tempo. Para piorar, ele ainda tocou roda com o inglês Jenson Button no contorno da primeira curva. O espanhol rodou e caiu para a última posição
                                                 
                                                     Acidentes
Outra vítima da confusão da primeira curva foi o alemão Michael Schumacher, que teve sua asa dianteira danificada em um dos muitos toques no trecho. A Mercedes ordenou que o heptacampeão voltasse aos boxes para efetuar a troca da peça danificada. Ele foi parar na parte de trás do pelotão após o problema.

Ainda na primeira volta, pouco antes da curva Sports Centre, Kamui Kobayashi, da Sauber, acertou um pedaço de carro que estava na pista, perdeu o controle do carro e acertou em cheio a Williams de Nico Hulkenberg. O suíço Sebastien Buemi, da STR, também foi vítima no incidente ao ser colhido pelo carro do alemão. Os três saíram da corrida e provocaram a entrada do safety car, que ficou na pista até a quarta volta..









Pos Piloto País Equipes Tempo
1 Jenson Button ING McLaren-Mercedes 58 voltas em 1h33m36s531
2 Robert Kubica POL Renault a 12s034
3 Felipe Massa BRA Ferrari a 14s488
4 Fernando Alonso ESP Ferrari a 16s304
5 Nico Rosberg ALE Mercedes a 16s683
6 Lewis Hamilton ING McLaren-Mercedes a 29s898
7 Vitantonio Liuzzi ITA Force India-Mercedes a 59s847
8 Rubens Barrichello BRA Williams-Cosworth a 1m00s536
9 Mark Webber AUS RBR-Renault a 1m07s319
10 Michael Schumacher ALE Mercedes a 1m09s391
11 Jaime Alguersuari ESP STR-Ferrari a 1m11s301
12 Pedro de la Rosa ESP Sauber-Ferrari a 1m14s084
13 Heikki Kovalainen FIN Lotus-Cosworth a 2 voltas
14 Karun Chandhok IND Hispania-Cosworth a 5 voltas
Não completaram
  Timo Glock ALE VRT-Cosworth a 17 voltas/mecânico
  Lucas di Grassi BRA VRT-Cosworth a 32 voltas/mecânico
  Sebastian Vettel ALE RBR-Renault a 33 voltas/freio
  Adrian Sutil ALE Force India-Mercedes a 49 voltas/mecânico
  Vitaly Petrov RUS Renault a 49 voltas/rodada
  Bruno Senna BRA Hispania-Cosworth a 54 voltas/hidráulico
  Sebastien Buemi SUI STR-Ferrari a 58 voltas/acidente
  Nico Hulkenberg ALE Williams-Cosworth a 58 voltas/acidente
  Kamui Kobayashi JAP Sauber-Ferrari a 58 voltas/acidente
  Jarno Trulli ITA Lotus-Cosworth a 58 voltas/não largou

Nenhum comentário:

Postar um comentário