sábado, 8 de maio de 2010

No duelo de campeões estaduais, Santos e Bota empatam no Rio


Vencedoras do Carioca e do Paulistão, equipes brindam torcedor com ótimo espetáculo. No fim, igualdade no marcador e emoção até o último apito

Deu empate no duelo entre os campeões carioca e paulista. Santos e Botafogo empataram por 3 a 3, na noite deste sábado, no Engenhão, em jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo coroou a bela atuação das duas equipes, que buscaram o gol a todo instante no Rio de Janeiro. No fim, a garotada comandada por Dorival Júnior, que jogou sem cinco titulares, inclusive Paulo Henrique Ganso e Robinho, não conseguiu superar a experiência de Joel Santana.
Com o resultado, as duas equipes somaram os seus primeiros pontos na competição nacional. Na próxima rodada, os cariocas vão pegar o São Paulo, no Morumbi. Os paulistas encaram o Ceará, na Vila Belmiro. Os dois jogos serão no próximo domingo, dia 16.
Glorioso abre o marcador, leva a virada do Peixe e iguala tudo no fim da etapa inicial
Incentivado pelo seu torcedor, o Botafogo iniciou a partida buscando atuar nos contra-ataques e nas bolas aéreas para o uruguaio Loco Abreu. Já o Santos procurava chegar ao gol de Jéfferson com os toques de bola da garotada comandada por Neymar. Sem cinco titulares, entre eles Paulo Henrique Ganso e Robinho, todos poupados para o jogo da próxima quarta-feira, contra o Grêmio, pela Copa do Brasil, os paulistas não se intimidaram com a pressão das arquibancadas.
Mas foi o Botafogo quem abriu o marcador. A tática tão utilizada na campanha do título carioca surtiu efeito diante do campeão paulista. Logo aos seis minutos, Túlio Souza cobrou escanteio, a defesa do Santos não afastou, e a bola sobrou para Antônio Carlos. O zagueiro só teve o trabalho de deslocar Felipe para abrir o placar no Engenhão e incendiar o torcedor. O Peixe não sentiu o golpe e seguiu com maior posse de bola.
Após tanto rondar o gol dos donos da casa, o Peixe conseguiu igualar e virar o marcador em dois minutos. Aos 30, Alex Sandro deu um ótimo passe para Marquinhos já dentro da área. Completamente livre, o meia olhou para a marca do pênalti e rolou para Neymar. O garoto bateu de primeira para empatar. O goleiro Jéfferson nada pôde fazer para evitar o empate. Em seguida, após uma rebatida errada da defesa do Botafogo, a bola sobrou para André, que chutou forte no canto direito do arqueiro do Glorioso: 2 a 1.
A virada esfriou o ânimo dos torcedores no Engenhão. Por outro lado, a garotada do Peixe tocava a bola, segurando o marcador e impondo o seu ritmo de jogo. Quando parecia que os paulistas levariam a vantagem para o intervalo, o Botafogo empatou. Aos 45, Alessandro cobrou falta na entrada da área para Renato Cajá. O meia se enrolou com o árbitro Leonardo Gaciba, mas conseguiu tocar para Antônio Carlos. Livre, o zagueiro chutou para igular novamente o placar e acordar novamente a torcida no Engenhão.
Mais dois gols selam a bela apresentação de Santos e Botafogo na etapa final
O Botafogo voltou para o segundo tempo mais ofensivo. Joel apostou nas entrada de Edno e do talismã Caio nas vagas de Túlio Souza e Renato Cajá, respectivamente. As duas equipes se lançaram ao ataque em busca do terceiro gol. Aos dois minutos, Madson recebeu pelo lado esquerdo da grande área e soltou a bomba. Jéfferson defendeu em dois tempos, evitando o gol dos paulistas.
Após o lance, o Botafogo subiu de produção e passou a assustar mais o Santos. As alterações feitas por Joel surtiram efeito, principalmente por conta de uma aproximação maior do setor de meio-campo à dupla de ataque formada por Abreu e Herrera. Aos 13, o uruguaio subiu mais do que a zaga do Peixe e cabeceou por cima do gol de Felipe. Um minutos depois, o argentino foi quem quase deixou a sua marca. Ele passou por dois adversários e chutou de fora da área rente à trave direita do arqueiro santista.
A partir da saída de Neymar, aos 18, o Santos caiu de produção e passou a ser pressionado pelo Botafogo. Sem um de seus principais jogadores, o Peixe foi obrigado a marcar mais de perto o quarteto ofensivo dos donos da casa. E foi aí que surigiu o primeiro cartão amarelo da partida. Aos 22 minutos da etapa final, Alex Sandro foi punido por Leonardo Gaciba após falta dura no argentino Herrera.
A partida caiu de produção a partir dos 25 minutos. As duas equipes erravam muitos passes e abusavam das faltas. Sem Neymar, Madson e Wesley eram os responsáveis por organizar os lances de ataque do Peixe. E foi um uma jogada do volante que os paulistas voltaram a ficar em vantagem no marcador, aos 35. Ele cruzou na cabeça de Zé Eduardo, que só escorou para tirar Jéferson da jogada e marcar o terceiro dos visitantes.
Mais uma vez, o Botafogo foi obrigado a correr atrás do marcador. A dois minutos do fim, Marcelo Cordeiro bateu falta da direita e Herrera tocou de cabeça para empatar. O resultado coroou a bela apresentação das duas equipes na estreia do Campeonato Brasileiro, no Engenhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário